ICE MERCHANTS, João Gonzalez, M/6, 14'
ANI
Com assinatura de João Gonzalez, esta curta-metragem de 14 minutos teve estreia mundial em Maio de 2022, na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu um Prémio do Júri, e fez história por ser o primeiro filme português a ser nomeado para os Óscares da Academia. Natural do Porto, onde nasceu em 1996, João Gonzalez tem em “Ice Merchants” a sua primeira produção profissional, depois de "The Voyager” (2017) e de “Nestor” (2019). Além da realização e argumento, o cineasta é também responsável pela banda sonora, na qual foi ainda instrumentista. A história centra-se num homem que vive com o seu filho numa casa no alto de um precipício. Para vender gelo aos habitantes da aldeia situada na planície abaixo, todos os dias eles saltam de pára-quedas.
A ARTE DE MORRER LONGE, Júlio Alves, M/12, 90'
Drama
Com Ana Moreira , Mário de Carvalho , Custódia Gallego , Luísa Cruz , João Lagarto , Pedro Lacerda , Jorge Paixão da Costa
Conscientes de que a sua relação já não tem pernas para andar, Arnaldo e Bárbara (Pedro Lacerda e Ana Moreira) decidem que chegou a altura de avançar com o divórcio. As coisas seriam relativamente simples, não fosse o caso de terem uma pequena tartaruga que, sem que disso tivessem consciência, parece ter-se transformado no último elo de ligação entre os dois. Durante os diversos esforços de encontrar uma solução para o pequeno réptil, a verdade é que a separação definitiva vai sendo adiada. Até ambos perceberem que talvez não haja necessidade de se livrarem dela. Nem um do outro.
Inspirado na novela homónima do romancista, dramaturgo e argumentista Mário de Carvalho, “A Arte de Morrer Longe” é um drama sobre a complexidade das relações humanas, que marca a estreia em longa-metragem de Júlio Alves, depois das curtas “Casa Manuel Vieira” (2013), “Haunted House” (2018) e “Diálogo de Sombras” (2021)
Sem comentários:
Enviar um comentário