DOMINGO 8, Patrick

 

POR, 2019, Cores, 103 min.


Título original:Patrick // De:Gonçalo Waddington // Com:Hugo Fernandes, Alba Baptista, Lydie Barbara // Género:Drama // Classificação:M/14


Patrick, de 20 anos, vive em Paris com o namorado, um homem mais velho com quem mantém uma relação de dependência. A vida dele é uma sucessão de festas, drogas e sexo. Um dia, depois de se envolver num desacato, é preso. Na esquadra, a polícia dá-se conta de que Patrick é, afinal, Mário, um rapaz português desaparecido há 12 anos. Essa constatação faz com que lhe permitam voltar para a vila da Sertã, em Portugal, onde vive a família. Agora, tantos anos volvidos sobre o seu rapto, nada é como dantes. Mário perdeu a inocência dos seus oito anos; a família, por seu lado, ficou irremediavelmente destruída pelo desgosto. A grande dificuldade para este jovem, que neste tempo se foi adaptando às circunstâncias, será recriar laços com os familiares e gerir as discrepâncias entre a vida na capital francesa e o meio rural de onde provém e que agora é novamente a sua casa.

Em competição no Festival de Cinema de San Sebastián, uma história dramática dirigida pelo encenador, dramaturgo, argumentista e actor Gonçalo Waddington, que aqui se estreia na realização de longa-metragem. No elenco estão Hugo Fernandes, Alba Baptista, Lydie Barbara, Teresa Sobral, Adriano Carvalho e Carla Maciel.

Sem comentários: