NÃO domingo 30


FRA/EUA/Chile, 2012, Cores, 118 min.

Título original:No // De: Pablo Larraín // Com: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers // Género: Drama, Histórico

Chile, 1988. Devido a várias pressões internacionais, o general Augusto Pinochet (1915 - 2006), que chegou ao poder através do golpe militar que derrubou o governo eleito de Salvador Allende, é forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência. Os cidadãos votarão o "sim" ou o "não" que determinará o seu direito de concorrer a um novo mandato. É então que, encontrando ali a última oportunidade de derrotar o ditador, os líderes da oposição persuadem René Saavedra (Gael García Bernal), um jovem publicitário, a liderar a sua campanha pelo "não". Assim, contra todas as expectativas, Saavedra e a sua equipa de homens corajosos conseguem ganhar e libertar o Chile de uma longa ditadura de 17 anos.
Realizado por Pablo Larraín e baseado num dos mais importantes acontecimentos da História do Chile, é, depois de "Tony Manero" e "Post Mortem", o filme que completa a trilogia sobre a ditadura militar naquele país.

Sem comentários: