UM DOCUMENTÁRIO BESTIAL domingo 24


Titulo Original: Um Documentário Bestial // De: Nuno Costa


Com  narração de Adolfo Luxúria Canibal e Rui Reininho, este documentário pega (pelos cornos) uma tradição enraizada na sociedade portuguesa que, se para uns é um símbolo inalienável da nossa cultura, para os outros não passa de uma aberração civilizacional. O sofrimento animal, o dinheiro que é direcionado para as ganadarias, o papel da igreja nesta forma de 'entertenimento', a violência exercida junto das crianças, são levados para o centro da polémica, num filme em que a estrela é o touro Fadjen (e mais não dizemos neste ponto, para não estragar a surpresa) e o amor o tema central.
Após a exibição do filme, foi realizado um debate que contou com o psicólogo Vítor Rodrigues, a professor de etologia Augusta Gaspar, a  a especialista em Património Margarida Ruas , o investigador de história e cultura portuguesas Pedro Teixeira da Mota.
O filme 'Um Documentário Bestial!' vai integrar a programação das Sessões Especiais da AO NORTE (Associação de Produção e Animação Audiovisual - Cineclube de Viana do Castelo), sendo exibido no dia 2 de novembro. Estão previstas duas exibições no Porto e uma em Setúbal em data a definir.
Nuno Costa é realizador das curtas-metragens Lucy (vencedora de Março de 2010 no Shortcutz Lisboa e nomeada para melhor filme na 1ª edição dos Prémios Shortcutz) e Gerações à Rasca, autor do livro de investigação Parapsicologia, Entre a Crença e a Ciência e trabalha como jornalista no programa Rumos (dedicado à lusofonia) da RTP África.

Sem comentários: