5, 19 e 26 de Julho
Ciclo Werner Herzog
"contador de histórias"
Cineclube de Vila do Conde / Goethe Institut/ Auditório Municipal de Vila do Conde
ENTRADA LIVRE
Atenção : Ciclo Werner Herzog realizar-se-à no Auditório Municipal de Vila do Conde, à Praça da República às 21h30
O realizador Werner Herzog é um dos maiores representantes do novo cinema alemão, movimento que surgiu nos anos 70, juntamente com Fassbinder ou Wim Wenders . Embora seja mais conhecido pelos seus filmes de ficção (“Nosferatu “ ou mais recentemente, “Espírito Indomável”,”Policia sem lei “ ou “Meu filho, o que fizeste!”, ele é também e fundamentalmente autor de documentários que possuem um estilo muito pessoal, É um autor completo, sendo responsável pelo argumento, produção e realização da maioria de seus filmes. Ao mesmo tempo, é um símbolo do cinema aventureiro, capaz de tudo, com relações tempestuosas com actores , sendo conhecida a sua relação tumultuosa e de cúmplice com Klaus Kinski.
“Werner Herzog um nome maior do cinema moderno. A aura de realizador de extremos e aventuroso, capaz de defrontar todo o tipo de perigos para levar até ao fim os seus filmes, faz parte de um mito fascinante mas redutor. O próprio Herzog afirma ser sobretudo um “contador de histórias”. O seu olhar inconfundível sobre os cantos mais remotos e inóspitos do nosso planeta definem-no como um pesquisador de histórias, um explorador de visões apaixonado, guiado pela câmara em busca do momento de “verdade extática” escondida nos rostos, nos lugares e nas paisagens.” In indieLisboa 2012
quinta-feira, dia 5 de Julho, 21h30
Werner Herzog- Retrato de um Realizador 30' ,1986,M/12
Curta-metragem autobiográfica de Werner Herzog. Inclui relatos, fragmentos de filmes e pequenas cenas documentais, entre as quais uma visita do realizador à lendária historiadora de cinema e mentora, Lotte Eisner, em Paris.
+
O Grande Êxtase do Entalhador Steiner 47' , 1973/1974, M/12
Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner. No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em Março de 1974.
quinta-feira, dia 19 de Julho, 21h30
Balada de um Pequeno Soldado 45' ,1984, M/12
Fevereiro de 1984: Num pedaço de terra distante e de difícil acesso na costa do Atlântico, os índios miskitos lutam contra o exército sandinista. Werner Herzog e o jornalista fotográfico Denis Reichle observam principalmente os soldados-criança nas fileiras dos miskitos.
+
Lições da Escuridão 55', 1992, M/12
Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuwait. Herzog regista o inconcebível, o apocalipse.
quinta-feira, dia 26 de Julho, 21h30
Além do azul selvagem , 81' 2005 M/12
Um extraterrestre relata a sua fuga de um planeta congelado numa galáxia longínqua; discorre sobre as tentativas de se estabelecer na Terra e por fim revela seu conhecimento secreto, conseguido também pela CIA, acerca de uma viagem no sentido oposto. Na busca por um novo habitat, cinco astronautas viajam pelo universo e exploram o planeta abandonado, “além do azul selvagem“. Quando regressam após 820 anos, a Terra está inabitada.
Sem comentários:
Enviar um comentário