SETEMBRO 2024


Domingo, 8, DAAAAAALI!, Quentin Dupieux, 77', M/12

Domingo, 15, ASTRAKAN 79, Catarina Mourão, 63', M/12

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL, Alain Parroni, 110', M/14

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE, Francis Ford Coppola, 103', M/12

Domingo, 8, DAAAAAALI!

 

Domingo, 8, DAAAAAALI!, Quentin Dupieux, 77', M/12
Comédia/Drama
FRA
Com: Anaïs Demoustier , Edouard Baer , Jonathan Cohen , Gilles Lellouche


Com realização e argumento de Quentin Dupieux – célebre pelos filmes "Rubber - Pneu" (2010), "100% Camurça" (2019), "Mandíbulas" (2020) ou "Yannick" (2024) –, uma comédia de teor surrealista que segue uma jornalista francesa (Anaïs Demoustier) nos seus vários encontros com o famoso pintor espanhol Salvador Dalí, com o intuito de fazer um documentário. Numa viagem de 77 minutos, o espectador vai recuando no tempo, à medida que explora as diferentes fases da vida e personalidades do artista.
Os seis "a"s do título representam os seis actores que interpretam Dalí no filme: Édouard Baer, Jonathan Cohen, Gilles Lellouche, Pio Marmaï, Didier Flamand e Boris Gillot. Outros actores foram anunciados, entre eles Alain Chabat e Pierre Niney, que acabaram por não aceitar o projecto, por considerarem que nada tinham a acrescentar ao papel. A banda sonora é da responsabilidade de Thomas Bangalter, membro dos extintos Daft Punk

Domingo, 15, ASTRAKAN 79

 

Domingo, 15, ASTRAKAN 79, Catarina Mourão, 63', M/12
Doc
POR

Martim Santa Rita, hoje com 57 anos, confronta-se com o seu passado. Filho de militantes comunistas convictos, em Setembro de 1979, com apenas 15 anos, foi enviado para a cidade russa de Astrakan, no norte do Cáucaso, para prosseguir os estudos. Mais de quatro décadas depois, decide partilhar, pela primeira vez, essa experiência com o seu filho Mateus.
Com produção Laranja Azul/Terratreme e realização da documentarista Catarina Mourão (“A Toca do Lobo”), “Astrakan 79” teve a sua estreia internacional na secção “Burning Lights” do Festival suíço Visions du Réel e recebeu o prémio de melhor realização para longa-metragem portuguesa no IndieLisboa.
Em complemento à sessão, será exibida a curta "O Mar Enrola na Areia", também da autoria de Catarina Mourão, que recebeu uma Menção Especial do Júri na edição de 2019 do IndieLisboa.

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL

 

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL, Alain Parroni, 110', M/14

Drama
ITA
Com: Lars Rudolph , Federica Valentini , Zackary Delmas , Enrico Bassetti
À volta de Roma, três adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, Alex (Enrico Bassetti), Brenda (Federica Valentini), que é sua namorada, e o amigo de ambos Kevin (Zackari Delmas) andam por aí, sem rumo e sem qualquer esperança no futuro, a praticar pequenos delitos. Com medo de envelhecerem, querem deixar uma marca no mundo, mas não sabem como.
É esta a premissa do filme de estreia de Alain Parroni, que antes trabalhou como argumentista, documentarista de bastidores de rodagens e fotógrafo de cena, além de ter assinado algumas curtas-metragens. O veterano alemão Wim Wenders surge como produtor desta co-produção entre Itália, Irlanda e Alemanha. Ganhou o prémio Fipresci e o prémio especial do júri no festival de cinema de Veneza de 2023, onde estreou na secção Orizzonti.

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE

 

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE, Francis Ford Coppola, 103', M/12
Drama
EUA
Com:Raul Julia , Lainie Kazan , Frederic Forrest , Teri Garr , Nastassja Kinski


Las Vegas, 4 de Julho. Frannie (Teri Garr) e Hank (Frederic Forrest) comemoram cinco anos de relação com uma troca de prendas - ela oferece-lhe um cruzeiro a Bora-Bora, ele revela-lhe que acabou de pagar a casa. O problema é que ambos usaram o dinheiro que tinham em comum, o que acaba numa violenta discussão.
Os dois seguem caminhos separados e acabam por se cruzar com outras personagens: Hank marca encontro com Leila (Nastassja Kinski), uma bela equilibrista do circo; Frannie conhece o sedutor Ray (Raul Julia), com quem se envolve amorosamente. Mas, na manhã seguinte, Hank tenta convencer Frannie a voltar para casa.
Nomeada para os Óscares de 1983 nas categorias de melhor banda-sonora e música (Tom Waits), "Do Fundo do Coração" é uma fantasia romântica em tom de opereta cuja produção faustosa (de 25 milhões de dólares) deixou o realizador Francis Ford Coppola à beira da ruína.
A versão que será agora exibida nas salas, a que Coppola deu o subtítulo Reprise, é mais curta (93 minutos) e restaurada digitalmente..