JUNHO 2024


Domingo, 2, O RAPTO, Marco Bellochio, M/14, 125'
origem: FRA/ITA/ALE
https://www.youtube.com/watch?v=8TZ-76Ooilc

Domingo, 9, EUREKA, Lisandro Alonso, M/14, 147'
origem ARG/FRA/POR
https://vimeo.com/920583416


Domingo, 16, O HOTEL PALACE, Roman Polanski, M/12, 100'
origem SUI/FRA/POL
https://www.youtube.com/watch?v=ceeK7HF4QmY


Domingo, 30, A FLOR DO BURITI, João Salaviza , Renée Nader Messora, M/12, 123'
origem POR/BRA
https://www.youtube.com/watch?v=nK0xzwzGd6c

Domingo 12, BAAN

 


BAAN
, Leonor Teles, M/14,100', com:Carolina Miragaia , Paul Williams , Filipa Falcão , Meghna Lall

“Baan”, palavra tailandesa que designa “casa”, é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles, depois da curta “Balada de Um Batráquio” (2016), vencedora do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, e do documentário “Terra Franca” (2018).
Produzida por Uma Pedra no Sapato e estreada mundialmente no Festival de Locarno, narra a história de L (Carolina Miragaia), que acaba de entrar como estagiária num ateliê de arquitectura (cujos responsáveis são interpretados pelos cineastas Filipa Reis e João Miller Guerra, também produtores deste filme) e que vive uma montanha-russa emocional ao sair de uma relação fracassada e começar um novo relacionamento.

Domingo 19, CHALLENGERS

 

CHALLENGERS, Luca Guadagnino, M/14, 132', com: Darnell Appling , Mike Faist , Zendaya , Josh O'Connor

Na juventude, Tashi (Zendaya) foi uma promissora tenista cuja carreira terminou abruptamente após uma lesão grave no joelho. Apesar de ter sido forçada a deixar as competições, ganhou fama e respeito de todos enquanto treinadora de Art (Mike Faist), um tenista pouco dotado que, com a ajuda dela, se tornou um campeão mundialmente famoso e com quem acabou por se casar. Ao enfrentar Patrick (Josh O’Connor), em tempos seu melhor amigo e antigo namorado de Tashi, vai reacender rivalidades, dentro e fora do campo de ténis.
Um drama realizado pelo italiano Luca Guadagnino, também autor de “Chama-me Pelo Teu Nome”, Óscar de melhor argumento adaptado (James Ivory), e de “Ossos e Tudo”, Leão de Prata de melhor realização em Veneza

Domingo 26, FECHAR OS OLHOS

 

FECHAR OS OLHOS, Víctor Erice, M/14, 169' com:Jose Coronado , Manolo Solo , Petra Martínez , Ana Torrent

À época do seu desaparecimento, durante a rodagem do filme “La Mirada del Adíos”, Julio Arenas era um dos mais amados actores espanhóis. Embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado, as autoridades concluíram que terá caído acidentalmente ao mar e encerraram o caso. Quase 30 anos passados sobre esse evento, o realizador Miguel Garay, seu grande amigo, decide fazer uma retrospectiva da vida dele num programa de televisão.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes em Maio de 2023, “Fechar os Olhos” arrecadou o prémio de melhor filme na secção competitiva na edição de 2023 do LEFFEST - Lisboa Film Festival – atribuído por um júri composto por Elia Suleiman, Fanny Ardant, Khalik Allah, Georgi Gospodinov, Nitin Sawhney, Rachel Kushner e Adriana Molder.
Nomeado para 11 prémios Goya, conta com realização do celebrado realizador espanhol Víctor Erice (“O Espírito da Colmeia”, “O Sul”, “O Sol do Marmeleiro”), que escreve o argumento em parceria com Michel Gaztambide