Domingo 22, O DIA MAIS CURTO


Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, marca-se a chegada do inverno ao hemisfério norte do globo terrestre, resultando no Solstício de Inverno, que coincide com o dia mais curto do ano. Ora, sendo este o dia mais curto do ano, celebra-se, ao mesmo tempo, a festa da curta-metragem. A ideia tem alcançado uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países.

15h00 sessão infantil "Amiguinhos" M/3, 43' *
A partir de uma selecção de filmes de vários países europeus escolhida pelo Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens - podemos descobrir diferentes encantamentos do cinema. Histórias contadas em forma de caleidoscópio, fábulas sobre girinos e sapos, viagens a ilhas longínquas, aventuras com lebres, cães e a Lua, são apenas alguns exemplos do que a imaginação permite visitar neste programa.
* Sessão com preço especial público em geral 1,5€.

16h00 e 21H30 "Curtas do Mundo", M/12, 73'
De vários pontos da europa, cinco curtas-metragens oferecem um olhar astuto e bem humorado sobre a sociedade contemporânea. São histórias poéticas, repletas de humanismo mas também atingidas por paranoias coletivas, onde se joga o confronto com o desconhecido e formas de alienação contemporâneas.

Sem comentários: