JOHN FROM Domingo 08

POR, 2015, Cores, 100 min.
De: João Nicolau // Com: Júlia Palha, Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira,
Adriano Luz // Género: Drama // Classificação: M/12

É Verão. Rita, de 15 anos, vive vacilando entre a doçura da infância e a idade adulta. Certo dia, ao ver uma exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário do bairro onde mora, fica fascinada. A partir desse momento, nada na sua vida será como dantes.
Com realização e argumento de João Nicolau (“A Espada e a Rosa”), este é, segundo as suas palavras, um filme que “procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil. Respeitando os seus códigos particulares, acompanhando-os, a exploração (…) sempre distante daquela que olha a atracção entre uma adolescente e alguém mais velho como uma disfunção psicológica ou um sintoma de doença social. Ao filme e à protagonista não restou por isso outro caminho senão o da constante transfiguração que nos aproxima daquilo que nessa paixão é mais verdadeiro: a beleza.” Os actores Júlia Palha, Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz dão vida às personagensPor esse lado – o da adolescência – é tudo tão justo e tão bonito que tanto toca quem se lembra duma adolescência nos anos 80 (o verão urbano, as ruas tomadas pelos miúdos e pelas miúdas) como se faz absolutamente contemporâneo, com os gadgets (o iPod, que João Nicolau aproveita como em cinema ninguém aproveitou) e aquela liberdade “clandestina” (as noitadas passadas na internet) que se imagina ser a dos adolescentes de agora. Todo o filme é à medida deles, a câmara enquadra-os como se os jardins e varandins de Telheiras, os verdes e os cinzentos, tivessem sido construídos como um labirinto de que só eles sabem o segredo. Os adultos – os pais, por exemplo – aparecem de “passagem”, como se estivessem a mais, vultos que cruzam o enquadramento, desmancha-prazeres que querem levar a filha para a praia no Algarve
quando ela sabe que a verdadeira praia está ali mesmo, em Telheiras (ou, o que vai dar ao mesmo, na Melanésia). É daqueles filmes onde o casting é meio caminho andado: a química entre as duas miúdas protagonistas (Júlia Palha e Clara Riedenstein), aquela parceria cheia de cumplicidades, muito doce mas, como é próprio dos adolescentes, com uma seriedade muito adulta, funciona às mil maravilhas. E, juntas, têm este poder que só o pensamento mágico – ou, por outras palavras, o cinema consegue: fazer um bairro inteiro ser ocupado pelos antípodas.

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