25 DE ABRIL, UMA AVENTURA PARA A DEMOKRACYA + DONOS DE PORTUGAL Quinta-Feira 24


No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril a realizar pela Câmara Municipal de Vila do Conde:
Auditório Municipal de Vila do Conde, à Praça da República
24 de Abril, às 21h30
Entrada Livre

Documentários:
25 de Abril, Uma Aventura para a Demokracya, Edgar Pêra
“Donos de Portugal”, Jorge Costa
Organização: Cineclube de Vila do Conde
Apoio: Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra / Jorge Costa


25 DE ABRIL,  UMA AVENTURA PARA A DEMOKRACYA
Edgar Pêra

Documentário experimental no inconfundível estilo de Edgar Pêra, mais ao jeito de “remix”, com base nos arquivos do 25 de Abril. É um filme sobre o fim do fascismo e o 25 de Abril, visto a partir das ruas e dos rostos das pessoas. Mais do que mostrar a revolução militar, revela a adesão popular ao movimento. Imagens e sons do passado (a ditadura e a libertação) misturam-se com imagens e sons do presente (manifestações de apoio à independência de Timor).

DONOS DE PORTUGAL
Jorge Costa

Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a
democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.
No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui. Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.
Donos de Portugal é baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, publicado em 2010 pelas edições Afrontamento e com mais de 12 mil exemplares vendidos.

Sem comentários: