Domingo, 27, BEETLEJUICE BEETLEJUICE

 

BEETLEJUICE BEETLEJUICE, Tim Burton, 104', M/12 // Com: Willem Dafoe , Michael Keaton , Winona Ryder , Jenna Ortega , Monica Bellucci , Danny DeVito

Após a trágica morte do patriarca, as três gerações de mulheres da família Deetz voltam à casa de Winter River, onde outrora foram atormentadas por Beetlejuice, um fantasma muito peculiar que tinha como objectivo expulsá-los dali.
Lydia Deetz (novamente interpretado por Winona Ryder) cresceu e é agora mãe de Astrid (Jenna Ortega), uma adolescente rebelde que, tal como a progenitora, tem um particular fascínio por coisas mórbidas. Numa das suas deambulações pelo sótão, a rapariga descobre uma maquete da cidade e abre um portal para o outro mundo. É assim que liberta o excêntrico Beetlejuice (Michael Keaton), que volta a virar a vida dos dos Deetz — incluindo Delia (Catherine O’Hara), que também regressa do filme anterior —, de cabeça para baixo.
Filme de abertura da edição de 2024 do Festival de Veneza, e sequela do clássico de 1988, também da autoria de Tim Burton, esta comédia negra foi escrita por Alfred Gough, Mike Vukadinovich e Seth Grahame-Smith.

Domingo, 20, UM CASAL

 

UM CASAL, Frederick Wiseman, 63', M/12

Desde 2002 que Frederick Wiseman (n.1930), um dos mais importantes documentaristas americanos, além de encenador de teatro, não fazia um filme narrativo de ficção. Aqui, filma Nathalie Boutefeu, com quem co-escreveu o guião, numa interpretação a solo como Sofia Tolstaya, a esposa de Leon Tolstói. O filme marca a primeira vez que Wiseman, que antes só realizou peças filmadas, faz ficção em cenários exteriores.

Domingo, 13, A QUIMERA

 

A QUIMERA, Alice Rohrwacher, 130', M/12 // Com/Drama // Com: Lou Roy-Lecollinet , Josh O'Connor , Carol Duarte , Vincenzo Nemolato , Alba Rohrwacher , Isabella Rossellini

Ambientada em Riparbella, na zona rural da Toscana (Itália), durante a década de 1980, a história gira em torno de Arthur (Josh O’Connor), um arqueólogo inglês que se deixou envolver num esquema de pilhagem de túmulos etruscos. Enquanto os seus cúmplices anseiam por luxo e riqueza, ele tem apenas um objectivo: regressar para os braços de Beniamina, a mulher que nunca deixou de amar.
Em competição na 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Prémio AFCAE, uma comédia realizada pela italiana Alice Rohrwacher – também autora de O País das Maravilhas, Grande Prémio do Júri em Cannes, e de Feliz como Lázaro –, que escreve o argumento em parceria com Carmela Covino e Marco Pettenello.

Domingo, 6, O HOMEM-PIKANTE- DIÁLOGOS KOM PIMENTA

 

O HOMEM-PIKANTE- DIÁLOGOS KOM PIMENTA, Edgar Pêra, 75', M/14 -
Sessão em parceria com aMOSTR - Mostra de Edições Independentes - Entrada Livre

Nascido no Porto, a 26 de Dezembro de 1937, o português Alberto Pimenta é um conhecido poeta, narrador, ensaísta, "performer" e professor universitário. Licenciado em Filologia Germânica na Universidade de Coimbra, exerceu, entre os anos 1960 e 1977, as funções de professor-leitor de Português e de Literatura Portuguesa em Heidelberg, na Alemanha. Ao voltar a Portugal, desenvolveu uma vasta obra poética e performática, transformando-se numa das mais importantes figuras da cultura portuguesa. Este documentário, da autoria de Edgar Pêra ("Manual de Evasão", "O Barão", "O Espectador Espantado"), agrupa "performances" e leituras de Pimenta, assim como imagens de arquivo e conversas dele com o realizador, desde 1994 até aos dias de hoje.