DEZEMBRO 2024

DEZEMBRO

O Dia Mais Curto - Entrada Livre

Quarta-feira, 18, 15h00 - Sessão Infantil AMIGUINHOS M/3

Quinta-Feira, 19, 15h00 - Sessão infantil CURTINHAS PARA TODOS M/6

Sexta-feira, 20, 21h00 - NOVAS CURTAS PORTUGUESAS M/12


Domingo, 15::O MELHOR DOS MUNDOS, Rita Nunes, 75 ́, M/12

Domingo, 22::ANORA, Sean Baker, 139’, M/16

O DIA MAIS CURTO - Quarta 18, Quinta 19 e Sexta-Feira 20

 

O Dia Mais Curto - Entrada Livre

Quarta-feira, 18, 15h00 - Sessão Infantil AMIGUINHOS M/3

Quinta-Feira, 19, 15h00 - Sessão infantil CURTINHAS PARA TODOS M/6

Sexta-feira, 20, 21h00 - NOVAS CURTAS PORTUGUESAS M/12

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte dá as boas-vindas ao inverno, marcado pelo fenómeno astronómico do solstício de inverno. Este acon tecimento único inspirou a criação de uma iniciativa que celebra o cinema de curta-metragem por todo o mundo: O Dia Mais Curto (The Short Film Day). Esta grande festa do Cinema anuncia a chegada do inverno, trazendo consigo uma série de sessões que terão lugar por todo o país.

O MELHOR DOS MUNDOS, Domingo 15

 

Rita Nunes, 75 ', M/12 com Com: Sara Barros Leitão , Ivo Alexandre , Miguel Nunes ,
Rui M. Silva

Lisboa, o ano é 2027. Marta, sismóloga e professora universitária, e Miguel, oceanógrafo, são casados e colaboram ambos com o mesmo grupo de cientistas. Quando Marta se depara com dados que apontam para a ocorrência de um sismo que poderá atingir o grau nove na escala de Richter e que poderá destruir a zona metropolitana de Lisboa e todo o Algarve – no que parece ser uma repetição da tragédia de 1755, que resultou na quase total destruição da capital –, vê-se a braços com várias questões. Entre elas, convencer os colegas de que é urgente avisar a população para que possa salvar-se.Mas os problemas da relação entre Marta e Miguel, que há muito demonstrava sinais de crise, vão agudizar-se quando eles se vêem a ter opiniões distintas sobre o que fazer com os dados que têm.

ANORA, domingo 22

 

Sean Baker, 139’, M/16 com Com: Mikey Madison , Emily Weider , Lindsey Normington,
Paul Weissman

A vida de Anora Mikheeva (Mikey Madison), uma jovem "stripper" cheia de sonhos, muda radicalmente quando conhece Ivan Zakharov (Mark Eydelshteyn), que se apaixona por ela e lhe pede a mão em casamento. Depois de uma breve cerimónia em Las Vegas, os dois vivem momentos de pura paixão e entrega. Mas ele é filho de uma poderosa família de oligarcas russos e quando as notícias chegam aos ouvidos do pai e da mãe, eles decidem viajar até Nova Iorque para pedir a anulação do casamento e levarem Ivan de volta ao seu país.

NOVEMBRO 2024


Domingo, 3, GRAND TOUR, Miguel Gomes, 129', M/12
Domingo, 10, A TORRE SEM SOMBRA, Zhang Lu, 144', M/12
https://www.youtube.com/watch?v=937pomIAFUA

Domingo, 17, MEGALOPOLIS, Francis Ford Coppola, 138', M/14
https://www.youtube.com/watch?v=Sm0yQ1u_hhc

Domingo, 24, GERAÇÃO LOW COST, Emmanuel Marre e Julie Lecoustre, 116', M/14




Domingo, 3, GRAND TOUR

 

Domingo, 3, GRAND TOUR, Miguel Gomes, 129', M/12
Drama // Com: Jorge Andrade , Lang Khê Tran , Crista Alfaiate , Cláudio da Silva , Gonçalo Waddington

Estamos em Rangum, na Birmânia, uma cidade que é dominada colonialmente pela Grã-Bretanha. O ano é 1918. Edward (Gonçalo Waddington) é um funcionário público que abandona Molly (Crista Alfaiate), a sua noiva, no próprio dia do casamento, e foge, viajando sozinho pelo continente asiático. Molly vai atrás dele.  A sétima longa metragem de Miguel Gomes (“Aquele Querido Mês de Agosto”, “Tabu”, “As Mil e uma Noites”) valeu-lhe o prémio de melhor realização na edição de 2024 do Festival de Cannes, onde o filme teve estreia e competia pela Palma de Ouro, e é o candidato português à edição de 2025 dos Óscares.

Domingo, 10, A TORRE SEM SOMBRA

 

Domingo, 10, A TORRE SEM SOMBRA, Zhang Lu, 144', M/12
Drama // Com: Huang Yao , Xin Baiqing , Tian Zhuangzhuang

Gu Wentong (Xin Baiqing) inicia um relacionamento amoroso com Ouyang Wenhui (Huang Yao), uma jovem fotógrafa bastante mais nova do que ele, que luta contra o trauma de ter sido abandonada em criança. Quando ele descobre o paradeiro do pai, de quem perdeu o rasto há mais de 40 anos, é encorajado por ela a tentar uma reaproximação. Esse percurso vai fazê-lo repensar o relacionamento com a própria filha, de quem se foi afastando ao longo do tempo, e reavaliar a forma como tem levado a sua vida até aqui. Estreado no Festival de Cinema de Berlim, onde esteve em competição, um drama meditativo sobre relações humanas que conta com assinatura do realizador e escritor chinês de ascendência coreana Zhang Lu.  A Torre Sem Sombra, o título do filme, refere-se ao templo Miaoying, um monumento budista situado no distrito de Xicheng, Pequim, local onde mora o protagonista. O formato torna difícil ver a sua sombra a qualquer hora do dia, o que deu origem a uma lenda que diz que ela só pode ser encontrada a cerca de três mil quilómetros de distância, no Tibete, o lar espiritual do templo.

Domingo, 17, MEGALOPOLIS

 

Domingo, 17, MEGALOPOLIS, Francis Ford Coppola, 138', M/14
Drama/Fic Cien // Com:Kathryn Hunter , Aubrey Plaza , Nathalie Emmanuel , Adam Driver , Shia LaBeouf , Dustin Hoffman , Jon Voight , Giancarlo Esposito , Laurence Fishburne

Um artista de génio, com o poder de parar o tempo, luta contra um mayor ultra-conservador, para assim salvar o moribundo mundo moderno inspirando esperança.
Contado como se fosse uma história épica à maneira da Roma clássica.
Megalopolis é uma história épica à maneira da Roma clássica, passada numa América contemporânea imaginária.A Cidade de Nova Roma tem que mudar, o que abre um conflito entre Cesar Catilina, um artista de génio que tenta alcançar um futuro utópico e idealista, e o seu opositor, o mayor Franklyn Cicero, que continua comprometido com um status quo reaccionário, perpetuando a ganância, a corrupção e a guerra partidária. Dividida entre esses dois lados, está Julia Cicero, a filha do mayor, cujo amor por Cesar fez vacilar a sua lealdade, forçando-a a descobrir aquilo que acredita que a humanidade realmente merece.

Domingo, 24, GERAÇÃO LOW COST

 

Domingo, 24, GERAÇÃO LOW COST, Emmanuel Marre e Julie Lecoustre, 116', M/14
Drama/Com // Com:Adèle Exarchopoulos, Alexandre Perrier, Mara Taquin

Cassandre, 26 anos, é assistente de bordo numa companhia aérea low-cost. Vivendo um dia de cada vez, apanha voo atrás de voo e festas atrás de festas, fiel à sua alcunha do Tinder “Carpe Diem”. É uma existência sem compromissos, uma forma de escapismo que parece satisfazê-la. Mas à medida que a pressão na companhia aumenta, Cassandre acaba por perder o seu equilíbrio. Será ela capaz de enfrentar a dor adormecida e voltar para aqueles que deixou para trás?

Domingo, 27, BEETLEJUICE BEETLEJUICE

 

BEETLEJUICE BEETLEJUICE, Tim Burton, 104', M/12 // Com: Willem Dafoe , Michael Keaton , Winona Ryder , Jenna Ortega , Monica Bellucci , Danny DeVito

Após a trágica morte do patriarca, as três gerações de mulheres da família Deetz voltam à casa de Winter River, onde outrora foram atormentadas por Beetlejuice, um fantasma muito peculiar que tinha como objectivo expulsá-los dali.
Lydia Deetz (novamente interpretado por Winona Ryder) cresceu e é agora mãe de Astrid (Jenna Ortega), uma adolescente rebelde que, tal como a progenitora, tem um particular fascínio por coisas mórbidas. Numa das suas deambulações pelo sótão, a rapariga descobre uma maquete da cidade e abre um portal para o outro mundo. É assim que liberta o excêntrico Beetlejuice (Michael Keaton), que volta a virar a vida dos dos Deetz — incluindo Delia (Catherine O’Hara), que também regressa do filme anterior —, de cabeça para baixo.
Filme de abertura da edição de 2024 do Festival de Veneza, e sequela do clássico de 1988, também da autoria de Tim Burton, esta comédia negra foi escrita por Alfred Gough, Mike Vukadinovich e Seth Grahame-Smith.

Domingo, 20, UM CASAL

 

UM CASAL, Frederick Wiseman, 63', M/12

Desde 2002 que Frederick Wiseman (n.1930), um dos mais importantes documentaristas americanos, além de encenador de teatro, não fazia um filme narrativo de ficção. Aqui, filma Nathalie Boutefeu, com quem co-escreveu o guião, numa interpretação a solo como Sofia Tolstaya, a esposa de Leon Tolstói. O filme marca a primeira vez que Wiseman, que antes só realizou peças filmadas, faz ficção em cenários exteriores.

Domingo, 13, A QUIMERA

 

A QUIMERA, Alice Rohrwacher, 130', M/12 // Com/Drama // Com: Lou Roy-Lecollinet , Josh O'Connor , Carol Duarte , Vincenzo Nemolato , Alba Rohrwacher , Isabella Rossellini

Ambientada em Riparbella, na zona rural da Toscana (Itália), durante a década de 1980, a história gira em torno de Arthur (Josh O’Connor), um arqueólogo inglês que se deixou envolver num esquema de pilhagem de túmulos etruscos. Enquanto os seus cúmplices anseiam por luxo e riqueza, ele tem apenas um objectivo: regressar para os braços de Beniamina, a mulher que nunca deixou de amar.
Em competição na 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Prémio AFCAE, uma comédia realizada pela italiana Alice Rohrwacher – também autora de O País das Maravilhas, Grande Prémio do Júri em Cannes, e de Feliz como Lázaro –, que escreve o argumento em parceria com Carmela Covino e Marco Pettenello.

Domingo, 6, O HOMEM-PIKANTE- DIÁLOGOS KOM PIMENTA

 

O HOMEM-PIKANTE- DIÁLOGOS KOM PIMENTA, Edgar Pêra, 75', M/14 -
Sessão em parceria com aMOSTR - Mostra de Edições Independentes - Entrada Livre

Nascido no Porto, a 26 de Dezembro de 1937, o português Alberto Pimenta é um conhecido poeta, narrador, ensaísta, "performer" e professor universitário. Licenciado em Filologia Germânica na Universidade de Coimbra, exerceu, entre os anos 1960 e 1977, as funções de professor-leitor de Português e de Literatura Portuguesa em Heidelberg, na Alemanha. Ao voltar a Portugal, desenvolveu uma vasta obra poética e performática, transformando-se numa das mais importantes figuras da cultura portuguesa. Este documentário, da autoria de Edgar Pêra ("Manual de Evasão", "O Barão", "O Espectador Espantado"), agrupa "performances" e leituras de Pimenta, assim como imagens de arquivo e conversas dele com o realizador, desde 1994 até aos dias de hoje.

OUTUBRO 2024

Domingo, 6, O HOMEM-PIKANTE- DIÁLOGOS KOM PIMENTA, Edgar Pêra, 75', M/14
Sessão em parceria com aMOSTR - Mostra de Edições Independentes
Entrada Livre
Orig: POR
Igac: 179/2019
https://vimeo.com/323345077


Domingo, 13, A QUIMERA, Alice Rohrwacher, 130', M/12
Orig SUI/ITA/FRA
Igac 2024/184
https://vimeo.com/944866120


Domingo, 20, UM CASAL, Frederick Wiseman, 63', M/12
Orig EUA/FRA
Igac 2024/96
https://www.youtube.com/watch?v=KunYtv-JFJU


Domingo, 27, BEETLEJUICE BEETLEJUICE, Tim Burton, 104', M/12
Orig EUA
Igac 2024/352
https://www.youtube.com/watch?v=0Tyq1uRC4c8

SETEMBRO 2024


Domingo, 8, DAAAAAALI!, Quentin Dupieux, 77', M/12

Domingo, 15, ASTRAKAN 79, Catarina Mourão, 63', M/12

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL, Alain Parroni, 110', M/14

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE, Francis Ford Coppola, 103', M/12

Domingo, 8, DAAAAAALI!

 

Domingo, 8, DAAAAAALI!, Quentin Dupieux, 77', M/12
Comédia/Drama
FRA
Com: Anaïs Demoustier , Edouard Baer , Jonathan Cohen , Gilles Lellouche


Com realização e argumento de Quentin Dupieux – célebre pelos filmes "Rubber - Pneu" (2010), "100% Camurça" (2019), "Mandíbulas" (2020) ou "Yannick" (2024) –, uma comédia de teor surrealista que segue uma jornalista francesa (Anaïs Demoustier) nos seus vários encontros com o famoso pintor espanhol Salvador Dalí, com o intuito de fazer um documentário. Numa viagem de 77 minutos, o espectador vai recuando no tempo, à medida que explora as diferentes fases da vida e personalidades do artista.
Os seis "a"s do título representam os seis actores que interpretam Dalí no filme: Édouard Baer, Jonathan Cohen, Gilles Lellouche, Pio Marmaï, Didier Flamand e Boris Gillot. Outros actores foram anunciados, entre eles Alain Chabat e Pierre Niney, que acabaram por não aceitar o projecto, por considerarem que nada tinham a acrescentar ao papel. A banda sonora é da responsabilidade de Thomas Bangalter, membro dos extintos Daft Punk

Domingo, 15, ASTRAKAN 79

 

Domingo, 15, ASTRAKAN 79, Catarina Mourão, 63', M/12
Doc
POR

Martim Santa Rita, hoje com 57 anos, confronta-se com o seu passado. Filho de militantes comunistas convictos, em Setembro de 1979, com apenas 15 anos, foi enviado para a cidade russa de Astrakan, no norte do Cáucaso, para prosseguir os estudos. Mais de quatro décadas depois, decide partilhar, pela primeira vez, essa experiência com o seu filho Mateus.
Com produção Laranja Azul/Terratreme e realização da documentarista Catarina Mourão (“A Toca do Lobo”), “Astrakan 79” teve a sua estreia internacional na secção “Burning Lights” do Festival suíço Visions du Réel e recebeu o prémio de melhor realização para longa-metragem portuguesa no IndieLisboa.
Em complemento à sessão, será exibida a curta "O Mar Enrola na Areia", também da autoria de Catarina Mourão, que recebeu uma Menção Especial do Júri na edição de 2019 do IndieLisboa.

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL

 

Domingo, 22, UM DOMINGO INTERMINÁVEL, Alain Parroni, 110', M/14

Drama
ITA
Com: Lars Rudolph , Federica Valentini , Zackary Delmas , Enrico Bassetti
À volta de Roma, três adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, Alex (Enrico Bassetti), Brenda (Federica Valentini), que é sua namorada, e o amigo de ambos Kevin (Zackari Delmas) andam por aí, sem rumo e sem qualquer esperança no futuro, a praticar pequenos delitos. Com medo de envelhecerem, querem deixar uma marca no mundo, mas não sabem como.
É esta a premissa do filme de estreia de Alain Parroni, que antes trabalhou como argumentista, documentarista de bastidores de rodagens e fotógrafo de cena, além de ter assinado algumas curtas-metragens. O veterano alemão Wim Wenders surge como produtor desta co-produção entre Itália, Irlanda e Alemanha. Ganhou o prémio Fipresci e o prémio especial do júri no festival de cinema de Veneza de 2023, onde estreou na secção Orizzonti.

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE

 

Domingo, 29, ONE FROM THE HEART- REPRISE, Francis Ford Coppola, 103', M/12
Drama
EUA
Com:Raul Julia , Lainie Kazan , Frederic Forrest , Teri Garr , Nastassja Kinski


Las Vegas, 4 de Julho. Frannie (Teri Garr) e Hank (Frederic Forrest) comemoram cinco anos de relação com uma troca de prendas - ela oferece-lhe um cruzeiro a Bora-Bora, ele revela-lhe que acabou de pagar a casa. O problema é que ambos usaram o dinheiro que tinham em comum, o que acaba numa violenta discussão.
Os dois seguem caminhos separados e acabam por se cruzar com outras personagens: Hank marca encontro com Leila (Nastassja Kinski), uma bela equilibrista do circo; Frannie conhece o sedutor Ray (Raul Julia), com quem se envolve amorosamente. Mas, na manhã seguinte, Hank tenta convencer Frannie a voltar para casa.
Nomeada para os Óscares de 1983 nas categorias de melhor banda-sonora e música (Tom Waits), "Do Fundo do Coração" é uma fantasia romântica em tom de opereta cuja produção faustosa (de 25 milhões de dólares) deixou o realizador Francis Ford Coppola à beira da ruína.
A versão que será agora exibida nas salas, a que Coppola deu o subtítulo Reprise, é mais curta (93 minutos) e restaurada digitalmente..

JUNHO e JULHO 2024

 



JUNHO

Domingo, 2, O RAPTO, Marco Bellochio, M/14, 125'

Domingo, 9, EUREKA, Lisandro Alonso, M/14, 147'

Domingo, 16, O HOTEL PALACE, Roman Polanski, M/12, 100'

Domingo, 30, A FLOR DO BURITI, João Salaviza , Renée Nader Messora, M/12, 123'


JULHO

Domingo, 7, A SALA DOS PROFESSORES, Ilker Çatak, M/12, 98´

Domingo, 28, NÃO ESPERES DEMASIADO DO FIM DO MUNDO, Radu Jude, M/16, 163'




Informação Freepass Cineclube 32º CURTAS VILA DO CONDE


Numa parceria entre o Cineclube de Vila do Conde e o Curtas Vila do Conde, o Passe Geral para a 32ª edição do Festival, disponível a todos os sócios com quotas atualizadas(7), visa uma participação atraente graças ao seu custo reduzido, de apenas 15 euros, que garante a entrada em todas as sessões.
O Passe Geral é pessoal e intransmissível, sendo obrigatório o levantamento de bilhetes para todas as sessões.
Mais informações em www.curtas.pt.

Os interessados deverão preencher devidamente a ficha de inscrição em https://curtas.filmchief.com/request-accreditation/festival-pass-2024-cineclube
seguindo todos os passos e prosseguir para pagamento, sendo o pagamento efectuado junto da bilheteira do Cineclube de Vila do Conde nos dias de sessão até ao dia 7 de Julho.
Os aderentes poderão levantar o seu cartão no secretariado do Festival, no Teatro Municipal, a partir das 15 horas a partir do dia 12 de julho.

Domingo, 2, O RAPTO

 

O RAPTO, Marco Bellochio, M/14, 125' || Drama || Com: Enea Sala , Barbara Ronchi , Fausto Russo Alesi , Paolo Pierobon


Edgardo Mortara nasceu em 1851, em Bolonha (Itália), no seio de uma família judia. Após ter ficado doente, uma empregada, julgando que ele estava à beira da morte, baptizou-o às escondidas. Segundo a doutrina católica da época, o baptismo era considerado um sacramento irrevogável, tornando a criança parte da Igreja Católica.
Quando as autoridades da Igreja tomaram conhecimento disso, tinha ele seis anos, decidiram que a criança tinha de ser retirada à sua família judaica. Edgardo foi então levado à força de sua casa e entregue à custódia do Papa Pio IX e criado como católico.
Os pais, desesperados, fizeram de tudo para recuperar o filho, apelando a todas as instituições. O caso correu mundo e causou indignação e protestos generalizados, com muitos líderes políticos, intelectuais e membros da comunidade judaica a oporem-se à decisão papal.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, este drama biográfico tem realização do italiano Marco Bellocchio, também autor de "O Traidor" (2019) e de "Marx Pode Esperar" (2021), e conta a história verídica de Edgardo Mortara (1851-1940).

Domingo, 9, EUREKA

 

EUREKA, Lisandro Alonso, M/14, 147' || Drama || Com:Rafi Pitts , Luísa Cruz , Viggo Mortensen , Chiara Mastroianni , Viilbjørk Malling Agger

Um drama sobre a violência colonial infligida aos povos indígenas ao longo dos séculos. Através de várias histórias, o realizador chama a atenção para a importância da preservação das tradições e modos de vida das tribos nativas da América do Norte e do Sul.
Realizado pelo argentino Lisandro Alonso e seleccionado para o Festival de Cannes de 2023, Eureka conta com as actuações de Viggo Mortensen e Viilbjørk Malling Agger — que em 2014 tinham já trabalhado com Alonso em Jauja —, assim como Chiara Mastroianni, Alaina Clifford, Sadie Lapointe, Rafi Pitts e a portuguesa Luísa Cruz.

Domingo, 16, O HOTEL PALACE

 

O HOTEL PALACE, Roman Polanski, M/12, 100' || Drama || com:Oliver Masucci , Luca Barbareschi , Joaquim de Almeida , Bronwyn James , Mickey Rourke , Fanny Ardant , John Cleese


O luxuoso hotel Palace, em Gstaad (Suíça), está a ser preparado para a festa de passagem do ano 2000. Esse evento, cheio de glamour, contará com a presença de hóspedes exigentes: milionários, actores e personalidades de todas as áreas e lugares do mundo.
Hansueli Kopf, o director do hotel, está um pouco inseguro sobre se a sua equipa estará à altura de satisfazer os caprichos de cada um dos convivas, mas também porque ainda ninguém sabe quais as reais consequências do bug do milénio, que ameaça criar desordem numa sociedade já quase totalmente informatizada. E é claro que, com o passar das horas, o caos acaba por se tornar uma inevitabilidade.
Uma comédia negra realizada por Roman Polanski (Repulsa, O Pianista, O Escritor-Fantasma, O Deus da Carnificina, Vénus de Vison, J'accuse - O Oficial e o Espião), escrita por si, por Ewa Piaskowska e por Jerzy Skolimowski. Oliver Masucci, Fanny Ardant, John Cleese, Luca Barbareschi, Milan Peschel, Bronwyn James, Fortunato Cerlino, Michelle Shapa, Mickey Rourke e o português Joaquim de Almeida assumem as personagens.

Domingo, 30, A FLOR DO BURITI

 

A FLOR DO BURITI, João Salaviza , Renée Nader Messora, M/12, 123' || Drama || Com Ilda Patpro Krahô

Um drama que percorre três épocas da história do povo krahô, uma comunidade indígena que vive isolada no interior de uma floresta brasileira, através do olhar de uma menina. Aqui, o espectador testemunha a perseverança de um povo que luta pela preservação do seu modo de vida. A prática de ritos ancestrais próprios e a profunda conexão com a natureza transformam-se não apenas em formas de resistência mas também de sobrevivência.
“A Flor do Buriti” – cujo título faz referência à flor de um tipo de palmeira selvagem que cresce no território dos krahô – nasce de mais uma parceria entre o casal formado pelo português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora que, em 2019, já tinha documentado a mesma comunidade no filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”.
Desde que se estreou no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio de Elenco –, conquistou vários galardões, entre os quais o Prémio de melhor filme latino-americano, atribuído pela APIMA - Asociación de Productores Independientes, no festival Mar del Plata (Argentina); e o prémio de melhor longa-metragem na 64.º edição do Festival dei Popoli (Florença, Itália).

JUNHO 2024


Domingo, 2, O RAPTO, Marco Bellochio, M/14, 125'
origem: FRA/ITA/ALE
https://www.youtube.com/watch?v=8TZ-76Ooilc

Domingo, 9, EUREKA, Lisandro Alonso, M/14, 147'
origem ARG/FRA/POR
https://vimeo.com/920583416


Domingo, 16, O HOTEL PALACE, Roman Polanski, M/12, 100'
origem SUI/FRA/POL
https://www.youtube.com/watch?v=ceeK7HF4QmY


Domingo, 30, A FLOR DO BURITI, João Salaviza , Renée Nader Messora, M/12, 123'
origem POR/BRA
https://www.youtube.com/watch?v=nK0xzwzGd6c

Domingo 12, BAAN

 


BAAN
, Leonor Teles, M/14,100', com:Carolina Miragaia , Paul Williams , Filipa Falcão , Meghna Lall

“Baan”, palavra tailandesa que designa “casa”, é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles, depois da curta “Balada de Um Batráquio” (2016), vencedora do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, e do documentário “Terra Franca” (2018).
Produzida por Uma Pedra no Sapato e estreada mundialmente no Festival de Locarno, narra a história de L (Carolina Miragaia), que acaba de entrar como estagiária num ateliê de arquitectura (cujos responsáveis são interpretados pelos cineastas Filipa Reis e João Miller Guerra, também produtores deste filme) e que vive uma montanha-russa emocional ao sair de uma relação fracassada e começar um novo relacionamento.

Domingo 19, CHALLENGERS

 

CHALLENGERS, Luca Guadagnino, M/14, 132', com: Darnell Appling , Mike Faist , Zendaya , Josh O'Connor

Na juventude, Tashi (Zendaya) foi uma promissora tenista cuja carreira terminou abruptamente após uma lesão grave no joelho. Apesar de ter sido forçada a deixar as competições, ganhou fama e respeito de todos enquanto treinadora de Art (Mike Faist), um tenista pouco dotado que, com a ajuda dela, se tornou um campeão mundialmente famoso e com quem acabou por se casar. Ao enfrentar Patrick (Josh O’Connor), em tempos seu melhor amigo e antigo namorado de Tashi, vai reacender rivalidades, dentro e fora do campo de ténis.
Um drama realizado pelo italiano Luca Guadagnino, também autor de “Chama-me Pelo Teu Nome”, Óscar de melhor argumento adaptado (James Ivory), e de “Ossos e Tudo”, Leão de Prata de melhor realização em Veneza

Domingo 26, FECHAR OS OLHOS

 

FECHAR OS OLHOS, Víctor Erice, M/14, 169' com:Jose Coronado , Manolo Solo , Petra Martínez , Ana Torrent

À época do seu desaparecimento, durante a rodagem do filme “La Mirada del Adíos”, Julio Arenas era um dos mais amados actores espanhóis. Embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado, as autoridades concluíram que terá caído acidentalmente ao mar e encerraram o caso. Quase 30 anos passados sobre esse evento, o realizador Miguel Garay, seu grande amigo, decide fazer uma retrospectiva da vida dele num programa de televisão.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes em Maio de 2023, “Fechar os Olhos” arrecadou o prémio de melhor filme na secção competitiva na edição de 2023 do LEFFEST - Lisboa Film Festival – atribuído por um júri composto por Elia Suleiman, Fanny Ardant, Khalik Allah, Georgi Gospodinov, Nitin Sawhney, Rachel Kushner e Adriana Molder.
Nomeado para 11 prémios Goya, conta com realização do celebrado realizador espanhol Víctor Erice (“O Espírito da Colmeia”, “O Sul”, “O Sol do Marmeleiro”), que escreve o argumento em parceria com Michel Gaztambide

MAIO 2024

MAIO

Domingo, 5, MATARAM O PIANISTA, Fernando Trueba , Javier Mariscal, M/12, 103'
https://www.youtube.com/watch?v=5xMf7GYj9GI

Domingo, 12, BAAN, Leonor Teles, M/14,100'
https://www.youtube.com/watch?v=aCK_IHznOQM

Domingo, 19, CHALLENGERS, Luca Guadagnino, M/14, 132'
https://filmspot.pt/trailer/challengers-937287/

Domingo, 26, FECHAR OS OLHOS, Víctor Erice, M/14, 169'

ABRIL


Domingo7, VIDAS PASSADAS

 

VIDAS PASSADAS deCeline Song, M/12, 105'
Drama
Com: John Magaro , Greta Lee , Moon Seung-ah , Teo Yoo

Nora nasceu na Coreia do Sul, onde viveu até aos 12 anos, quando os pais resolveram emigrar para o Canadá. Nessa altura, o que mais lhe custou foi deixar Hae Sung, o seu amigo mais próximo.
Os anos passaram e ela mudou-se para Nova Iorque, onde é agora uma dramaturga de sucesso e vive feliz com Arthur, o seu marido americano. O amigo, por seu lado, manteve-se na Coreia, formou-se em engenharia mecânica e serviu algum tempo como militar.
Um dia, através da internet, Nora e Hae Sung retomam o contacto. E quando, alguns anos depois, ele decide visitar Nova Iorque, os dois marcam um encontro. A resolução de se estarem juntos novamente será uma viagem ao passado que se vai revelar bastante dolorosa.
Estreado no Festival de Cinema de Sundance e nomeado para os Óscares de melhor filme e argumento original, esta reflexão semi-autobiográfica sobre o amor e o destino é escrita e realizada pela canadiana de origem sul-coreana Celine Song, que aqui se estreia em cinema. Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro dão vida às personagens.

Domingo 14, PESCA DO BACALHAU + Å SEILE SIN EGEN SJØ (VIDA COSTEIRA)


PESCA DO BACALHAU, Films Sanmael - Companhia Produtora,1931, DOC, 6’, M/9 + Å SEILE SIN EGEN SJØ (VIDA COSTEIRA), Øyvind Sandberg, 2002, DOC, 97’ , M/9 - Sessão 16h00 com apresentação de Abel Coentrão - Parceria 19ª edição ANIMar


PESCA DO BACALHAU
Films Sanmael - Companhia Produtora
1931, DOC, 6’
As várias etapas do processamento do bacalhau após a chegada de um lugre bacalhoeiro de três mastros na barra da Figueira da Foz: seca, salga, pesagem, venda.


+


Å SEILE SIN EGEN SJØ (VIDA COSTEIRA)
Øyvind Sandberg
2002, DOC, 97’
Um documentário que junta quatro retratos de quem vive do que a natureza produz, do mar e da terra, na costa norueguesa.

Domingo 21, OS EXCLUÍDOS


OS EXCLUÍDOS de Alexander Payne, M/12, 133'
Comédia Dramática
Com: Dominic Sessa , Carrie Preston , Paul Giamatti , Da'Vine Joy Randolph , Brady Hepner


Nova Inglaterra, Dezembro de 1970. Austero, rabugento e muito desiludido com o mundo, o professor Paul Hunham (Paul Giamatti) é desconsiderado por todos, sejam eles seus alunos, colegas ou funcionários do conceituado Barton Academy, o colégio interno onde lecciona há anos.
Dada a sua baixa popularidade, e como não tem família com quem passar a época natalícia, é seleccionado pelo director para ficar na escola para supervisionar Angus (Dominic Sessa), um adolescente muito indisciplinado que não tem ninguém que o espere em casa.
Com a ajuda e o exemplo da generosa Mary (Da'Vine Joy Randolph, Óscar de melhor actriz por este papel), a responsável pelo refeitório da escola, que tenta lidar o melhor que pode com a morte do filho, Paul e Angus vão tentando encontrar formas de abandonarem as hostilidades e de se reconciliarem um com o outro.
Nessas duas semanas de Natal os três vão partilhar experiências e formar uma aliança tão inesperada quanto profunda, que em muito se assemelha à família que cada um deles deseja… e de que tanto precisa.
Uma comédia dramática realizada por Alexander Payne (“As Confissões de Schmidt”, “Sideways”, “Os Descendentes”, “Nebraska”, “Pequena Grande Vida”), que segue uma argumento de David Hemingson.

Domingo 28, ONDE FICA ESTA RUA? OU SEM ANTES NEM DEPOIS


ONDE FICA ESTA RUA? OU SEM ANTES NEM DEPOIS de Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, M/12, 88'
Musical/Documentário


Por baixo da casa onde João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues vivem, Paulo Rocha rodou, em 1963, algumas cenas de Os Verdes Anos, um dos clássicos incontornáveis do cinema português.
Quase seis décadas depois e com esse ponto de partida, os dois realizadores pegam na sua câmara de filmar e seguem os mesmos percursos de Rocha no seu processo de filmagem, dando agora ênfase à cidade de Lisboa, hoje muito diferente de outrora.
A rodagem de Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois iniciou-se em 2019 e atravessou a pandemia de covid-19, tendo a sua apresentação acontecido em Locarno (Suíça) – no mesmo festival onde, na edição de 1964, Os Verdes Anos teve a sua estreia internacional e foi premiado com a Vela de Ouro de melhor primeira obra

MARÇO 2024

Domingo, 3, SOBRE L'ADAMANT, Nicolas Philibert, M/12, 109'

Domingo, 10, E DO MAR NASCEU, Ricardo Costa, 37' + ALA ARRIBA, José Leitão de Barros, 4' + O NAUFRÁGIO DO VERONESE, desconhecido - 5'
Sessão 16h00 com apresentação de Abel Coentrão - Parceria 19ª edição ANIMAR

Domingo, 17, ANATOMIA DE UMA QUEDA, Justine Triet, M/12, 151'

Domingo, 24, POBRES CRIATURAS, Yorgos Lanthimos, M/16, 141'

Domingo, 3, SOBRE L'ADAMANT

 

Nicolas Philibert // M/12 // 109' // Doc //

Urso de Ouro no Festival de Berlim, este documentário realizado por Nicolas Philibert (“A Cidade Louvre”, “Ser e ter”) segue pacientes, médicos e cuidadores do Adamant, um centro psiquiátrico a funcionar num edifício implantado sobre as águas do rio Sena, em Paris.Explorando as diferentes percepções do que é a saúde mental e o seu tratamento, o espectador vai acompanhando o dia-a-dia dos vários pacientes na sua relação com o mundo exterior.

Domingo, 10, E DO MAR NASCEU + ALA ARRIBA + O NAUFRÁGIO DO VERONESE

 

Domingo, 10, E DO MAR NASCEU, Ricardo Costa, 37' + ALA ARRIBA, José Leitão de Barros, 4' + O NAUFRÁGIO DO VERONESE, desconhecido - 5' , M/9
Sessão 16h00 com apresentação de Abel Coentrão - Parceria 19ª edição ANIMAR


E DO MAR NASCEU
Ricardo Costa
1977, DOC, 37’
Nas Caxinas, em Vila do Conde, uma das maiores comunidades piscatórias do país, há quem procure concretizar Abril numa associação de desenvolvimento local e em cooperativas de pesca. Três anos depois da revolução, a experiência é acompanhada por uma equipa da cooperativa de cinema Grupo Zero, liderada pelo realizador Ricardo Costa.

+

ALA-ARRIBA (Trailer)
José Leitão de Barros
1942, FIC, 4’
Numa aldeia de pescadores pobres do Norte de Portugal, João Moço e Julha apaixonam-se. Infelizmente, pertencem a duas castas de pescadores diferentes e a comunidade, bem como as respetivas famílias, condenam o seu amor.

+

O NAUFRÁGIO DO VERONESE
Invicta Film
1913, DOC, 5’
Documentário sobre o naufrágio dum paquete transatlântico, em 1913, que encalhou perto da praia da Boa Nova, em Matosinhos, e das impressionantes operações de salvamento da tripulação através de um cabo suspenso.

Domingo, 17, ANATOMIA DE UMA QUEDA

 

Justine Triet // M/12 // 151' // Fic // com: Antoine Reinartz , Samuel Theis , Milo Machado Graner , Swann Arlaud , Sandra Hüller


Samuel é encontrado morto após cair da varanda da sua casa, situada nos Alpes franceses, onde vivia com a mulher, Sandra, uma famosa escritora alemã, e Daniel, o filho de onze anos de ambos.
Quando as autoridades chegam para tomar conta da ocorrência, a dúvida instala-se: terá sido acidente, suicídio ou homicídio? Depois de algumas inconsistências no seu testemunho, Sandra torna-se suspeita de assassinato, algo que é agravado quando Daniel refere as recentes discussões entre o casal.

Durante a investigação e, mais tarde, no longo processo em tribunal, o casamento deles é escrutinado, com Daniel a ser pressionado a descrever a relação dos pais. Isso vai criar uma inevitável tensão na relação entre mãe e filho.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e considerado o melhor filme pela Academia do Cinema Europeu, "Anatomia de Uma Queda" está nomeado para 11 Césares e para cinco Óscares da Academia de Hollywood, entre eles os de melhor filme, realizador e actriz principal.

Domingo, 24, POBRES CRIATURAS

 

Yorgos Lanthimos // M/16, // 141' // Fic // com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe


A incrível história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem mulher vitoriana a quem Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista tão excêntrico quanto brilhante, devolve a vida. Sob a proteção de Baxter, Bella sente-se ansiosa por aprender, mas também sedenta por vivências que nunca teve. É então que foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e libertino, numa aventura turbulenta pelo mundo todo – com uma passagem por Lisboa e um encontro com a fadista Carminho. Livre dos preconceitos do seu tempo, o compromisso de Bella para com ideais de igualdade e de libertação intensifica-se ao longo desta odisseia. Amplamente aclamado como o melhor filme de Yorgos Lanthimos até à data, Poor Things é certamente o trabalho visualmente mais extravagante, imaginativo e tecnicamente desafiante do realizador, e valeu-lhe o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

FEVEREIRO 2024

 

Domingo,4, FARTA DE MIM MESMA, Kristoffer Borgli, 95', M/14

Domingo, 11, FOLHAS CAÍDAS, Aki Kaurismäki, 81',M/12

Domingo,18, A ZONA DE INTERESSE, Jonathan Glazer, 105',M/12

Domingo,25, VIAGEM AO SOL, Ansgar Schaefer,Susana de Sousa Dias, 109',M/12

- De 14 a 27 de fevereiro estará patente no foyer da sala 2 do Teatro Municipal a exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal" sobre as crianças que viajaram para Portugal no pós - segunda guerra mundial. O filme "Viagem ao Sol" parte de testemunhos dessas crianças. -

Domingo 4, FARTA DE MIM MESMA

 

FARTA DE MIM MESMA, Kristoffer Borgli, 95', M/14 | Com Kristine Kujath Thorp, Eirik Sæther, Anders Danielsen Lie, Fanny Vaager, Fredrik Stenberg Ditlev-Simonsen | Comédia/Drama

Signe e Thomas têm uma relação pouco saudável e competitiva que sofre uma cruel reviravolta quando, subitamente, Thomas tem sucesso enquanto artista contemporâneo. Em resposta, Signe faz uma tentativa desesperada de recuperar o seu estatuto ao criar uma nova identidade decidida a atrair atenção e pena.
Seleção oficial do Festival de Cannes 2022, secção Un Certain Regard.

Domingo 11, FOLHAS CAÍDAS

 

FOLHAS CAÍDAS, Aki Kaurismäki, 81',M/12

Com Martti Suosalo , Alina Tomnikov , Alma Pöysti , Jussi Vatanen | Comédia Dramática

Ansa e Holappa (Alma Pöysti e Jussi Vatanen, respectivamente) são duas pessoas solitárias que, certa noite, se conhecem em Helsínquia (Finlândia). Apesar da timidez de ambos, surge entre eles uma química tão forte que decidem combinar um próximo encontro. Mas as coisas complicam-se quando, devido a uma série de equívocos, perdem o rasto um do outro.
Prémio do Júri no Festival de Cannes e considerado o melhor filme de 2023 pela revista Time e pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Domingo 18, A ZONA DE INTERESSE


A ZONA DE INTERESSE, Jonathan Glazer, 105', M/12 | Com Sandra Hüller , Freya Kreutzkam , Christian Friedel , Ralph Herforth | Drama


Enquanto milhões de pessoas são mortas nos campos de concentração concebidos pelos nazis, o comandante Rudolf Höss (1901-1947) e a sua mulher tentam transformar a vivenda que lhes foi atribuída, junto ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (comandado por Rudolf), num lar aconchegante.
Naquele espaço murado, cheio de flores e árvores de frutos, a família Höss leva uma vida tranquila, ignorando conscientemente tudo o que se passa lá fora: os cheiros, os sons e o terrível sofrimento das vítimas.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Júri e o FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), A Zona de Interesse arrecadou o prémio de melhor filme pela Los Angeles Film Critics Association, foi posicionado como um dos cinco melhores filmes internacionais pela National Board of Review e tem cinco nomeações para os Óscares, entre eles o de melhor filme, de melhor filme internacional e de melhor realizador.

Domingo 25, VIAGEM AO SOL

 

VIAGEM AO SOL, Ansgar Schaefer,Susana de Sousa Dias, 109', M/12 | Documentário


Após a Segunda Grande Guerra, Portugal recebeu 5500 crianças austríacas. Este documentário, assinado pela realizadora Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer, que é investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, conta a história delas, com recurso a testemunhos directos, arquivos públicos e privados, fotografias e vídeos. Vencedor do prémio Árvore da Vida da edição de 2022 do IndieLisboa.

JANEIRO 2024

Domingo, 7 A Romancista e o Seu Filme, Hong Sang-soo, M/12,92'

Domingo,14 O Mestre Jardineiro, Paul Schrader, M/14,111'

Domingo,21 O Céu em Chamas, Christian Petzold,M/12, 102'

Domingo,28 Não Sou Nada, Edgar Pêra, M/14,92'

Domingo 7 - A Romancista e o Seu Filme

 

Domingo, 7 A Romancista e o Seu Filme, Hong Sang-soo, M/12,92' | Drama | Com:Kwon Haehyo , Cho Yunhee , Seo Younghwa , Ha Seongguk , Ki Joobong , Lee Hyeyoung , Park Miso , Kim Minhee

Kim Junhee é uma romancista que se encontra fora de Seul para visitar uma amiga de longa data. Durante um passeio, as duas cruzam-se casualmente com Byungsoo, um realizador seu conhecido e, mais tarde, com Kilsoo, uma actriz reformada. Esses encontros casuais dão-lhe uma ideia para um novo projecto que a pode salvar da crise de inspiração em que se encontra: transformar um dos seus livros em filme.

Depois de "Noite e Dia" (2008), “O Dia em Que Ele Chega” (2011), "Noutro País" (2012), “Sítio Certo, História Errada” (2015), "O Dia Seguinte" (2017), “A Mulher Que Fugiu” (2020), “Apresentação” (Urso de Ouro em Berlim em 2021) ou “Perante o Teu Rosto” (2021), o realizador sul-coreano Hong Sang-soo regressa com este drama, que lhe valeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.

Doming 14 - O Mestre Jardineiro

 

Domingo,14 O Mestre Jardineiro, Paul Schrader, M/14,111' | Drama | Com: Quintessa Swindell , Joel Edgerton , Esai Morales , Sigourney Weaver

Narvel Roth é o chefe dos jardineiros de Gracewood Gardens, a enorme propriedade de Norma Haverhill, uma viúva rica e exigente. De carácter calmo e controlado, ele é meticuloso no trabalho, que funciona como escape emocional.

A vida ali corre tranquila até Norma decidir acolher em casa a sua problemática sobrinha-neta Maya, que abandonou os estudos depois de perder os pais e que precisa de dar um novo rumo à sua vida.

Narvel fica encarregue de apoiar Maya e de lhe ensinar a arte da hortofloricultura, algo que inicialmente o incomoda. Com o passar do tempo, porém, a relação entre eles estreita-se, o que vai desestabilizar a dinâmica daquela casa e fazer vir ao de cima segredos inesperados.

Apresentado, fora de competição, no Festival de Cinema de Veneza, um "thriller" escrito e realizado por Paul Schrader (American Gigolo, Vingança ao Anoitecer, No Coração da Escuridão, The Card Counter: O Jogador)

Domingo 21 - O Céu em Chamas

 

Domingo, 21 O Céu em Chamas, Christian Petzold,M/12, 102' | Drama/ Comédia | Com:Paula Beer , Langston Uibel , Enno Trebs

Leon, Nadja, Devid e Felix encontram-se numa casa de férias junto ao Mar Báltico. O Verão é quente e o calor abrasador intensifica-se quando um grande incêndio deflagra na floresta próxima. À medida que os dias vão passando, eles vão-se entregando ao desejo e ao amor, mas também a um certo ressentimento, criando um ambiente algo claustrofóbico.

Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim e realizado por Christian Petzold (“Bárbara”, “Phoenix”, “Em Trânsito”), este filme é o segundo tomo numa série de obras inspirada nos quatro elementos, iniciada com "Undine" (2020)

Domingo 28 - Não Sou Nada

 

Domingo, 28 Não Sou Nada, Edgar Pêra, M/14,92' | Drama | Com:Victoria Guerra , Marina Albuquerque , Vítor Correia , Albano Jerónimo , Miguel Borges

Há muitas maneiras de pensar em Fernando Pessoa e nos seus múltiplos heterónimos, mas é preciso chegar Edgar Pêra para os pôr todos a jogar aos matraquilhos uns com os outros. Não só isso, como os põe a todos como amanuenses do seu criador, vestidos de igual, identificados por dísticos nos casacos e trabalhando numa editora que está a preparar o n.º 23 da revista Orpheu.

Projecto de longa gestação, este “néon-noir” literário foi escrito com Luísa Costa Gomes e ancora-se na ideia dos heterónimos para brincar com os códigos do cinema de género e da série B, passados pelo particular sistema de filtros psicotrópicos de Pêra (mesmo que, aqui, muito mais controlados do que lhe é habitual).

Neste universo paralelo construído a partir da obra pessoana, o “verdadeiro” poeta, encarnado pelo actor Miguel Borges, dirige a tal casa editora que é também uma “produtora de conteúdos” assinados pelos seus heterónimos em longas filas de secretárias, com um departamento de cinema gerido por Álvaro de Campos (a Ecce Film, de facto uma ideia de Pessoa que até teve um logótipo).