ALERTA

ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DA SESSÃO NOCTURNA QUE PASSARÁ A SER ÁS 21H30

JANEIRO 2017

JANEIRO 2017

Domingo, 8, BOI NÉON, Gabriel Mascaro, M/16, 101'

Domingo, 15, EU, DANIEL BLAKE, Ken Loach, M/12, 100'

Domingo 22, ELA, Paul Verhoeven, M/16, 130'

Domingo, 29, O QUE ESTÁ POR VIR, Mia Hansen-Love, M/12, 100'

BOI NÉON Domingo 08

ESP/HOL/BRA/Uruguai, 2015, Cores, 101 min.
Título original: Boi Neon // De: Gabriel Mascaro // Com: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Josinaldo Alves // Género: Drama // Classificação: M/12

Desde muito jovem que Iremar trabalha nas vaquejadas, rodeios tradicionais do Nordeste brasileiro em que dois vaqueiros têm de emparelhar um touro até uma faixa de cal riscada no chão onde o terão de derrubar. A sua vida é na estrada, percorrendo milhares de quilómetros de camião na companhia de Zé, o seu parceiro de arena, de Galega, uma matriarca forte e determinada, e de Cacá, a filha desta. Apesar de se sentir bem neste meio, o grande sonho de Iremar é fazer carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Com isso em mente, ele recolhe inspiração por todas as localidades por onde passa, em revistas, tecidos ou manequins velhos.
Com argumento e realização de Gabriel Mascaro (“Ventos de Agosto”), “Boi Neon” conta com a participação dos actores Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Vinicius de Oliveira, Samya De Lavor, Alyne Santana e Josinaldo Alves

EU, DANIEL BLAKE Domingo 15

GB/FRA/BEL, 2016, Cores, 100 min.
Título original: I, Daniel Blake // De: Ken Loach // Com: Dave Johns, Hayley Squires, Sharon Percy
Género: Drama // Classificação: M/12

Diagnosticado com um grave problema de coração, Daniel Blake (Dave Johns), um viúvo de 59 anos, tem indicação médica para deixar de trabalhar. Mas quando tenta receber os benefícios do Estado que lhe concedam uma forma de subsistência, vê-se enredado numa burocracia injusta e constrangedora. Apesar do esforço em encontrar um modo de provar a sua incapacidade, parece que ninguém está interessado em admiti-la. Durante uma espera numa repartição da Segurança Social conhece Katie (Hayley Squires), uma mãe solteira de duas crianças a precisar de ajuda urgente, que se mudou recentemente para Newcastle (Inglaterra). Daniel e Katie, dois estranhos cujas voltas da vida os deixaram sem forma de sustento, vêem-se assim obrigados a aceitar ajuda do banco alimentar. E é no meio do desespero que se tornam a única esperança um do outro…
Palma de Ouro na edição de 2016 do Festival de Cinema de Cannes, conta com assinatura do aclamado realizador Ken Loach e argumento de Paul Laverty, colaborador de Loach em vários outros filmes, entre eles “A Canção de Carla” (1996), “O Meu Nome É Joe” (1998), “Bread and Roses” (2000), “Sweet Sixteen” (2002), “Ae Fond Kiss...” (2004), “Brisa de Mudança” (2006) – também vencedor da Palma de Ouro -, “Neste Mundo Livre...” (2007), “O Meu Amigo Eric” (2009), “Route Irish - A Outra Verdade” (2010), “A Parte dos Anjos” (2012) e “O Salão de Jimmy” (2014).

ELA Domingo 22

ALE/FRA/BEL, 2016, Cores, 130 min.
Título original: Elle // De: Paul Verhoeven // Com: Isabelle Huppert, Laurent Lafitte, Anne Consigny
Género: Drama, Thriller // Classificação: M/14

Michele (Isabelle Huppert) é uma mulher forte e determinada que sempre soube o que fazer à sua vida. A sua forma de ser tanto se aplica aos afectos como às responsabilidades enquanto chefe-executiva de uma grande empresa. Um dia, é atacada e violada por um homem mascarado, na sua própria casa. Em vez de chamar a polícia ou entrar em desespero, Michele limpa os estragos, toma banho e arquitecta um plano de vingança. Entre ela e o criminoso dá-se então início a um perigoso jogo de perseguição que depressa fica fora de controlo.
Inspirado no romance “Oh…”, escrito, em 2012, por Philippe Djian, um “thriller” psicológico que marca o regresso à realização de Paul Verhoeven (“Delícias Turcas”, “Robocop - O Polícia do Futuro”, “Soldados do Universo”, “O Homem Transparente”, “Livro Negro”).

O QUE ESTÁ POR VIR Domingo 29

ALE/FRA, 2016, Cores, 100 min.
Título original: L’avenir // De: Mia Hansen-Love // Com: Isabelle Huppert, André Marcon, Roman Kolinka, Edith Scob // Género: Drama
Classificação: M/12

Nathalie Chazeaux é professora de Filosofia num instituto de Paris (França), onde vive com o marido e os dois filhos. A sua grande paixão é o ensino, ajudando cada um dos seus alunos a pensar e a encontrar o seu lugar no mundo. Tudo lhe parece perfeito até ao dia em que o marido lhe pede o divórcio. Apesar do inevitável choque inicial, ela percebe que este pode ser o momento por que tanto esperava. Com 55 anos e uma enorme vontade de se renovar, Nathalie aproveita aquela sensação de liberdade para recomeçar, dando início a uma nova forma de existência.
Com realização e argumento de Mia Hansen-Løve (“O Pai das Minhas Filhas”, “Um Amor de Juventude”), um filme sobre recomeços que conta com Isabelle Huppert, André Marcon, Roman Kolinka e Edith Scob, entre outros.